Conheça nosso blog
Conheça nosso blog
19Out
Você Sabe Como Funciona Inspecao Veicular?

Descubra como funciona a inspeção veicular

A inspeção veicular é um procedimento imprescindível para garantir a segurança e o bom funcionamento de automóveis. Por meio dela, a quantidade de acidentes, assim como a poluição atmosférica e sonora das cidades são reduzidas. Além da prevenção de acidentes, a inspeção é benéfica para os motoristas pois reduz os custos de manutenção (foco na prevenção x correção) e o consumo de combustível. Tal prática é tão importante que está prevista no Código de Trânsito Brasileiro dede 1997, mas ainda não foi regulamentada pelo Denatran nem pelos Detrans Estaduais.

Atualmente, a inspeção veicular deve ser realizada em qualquer carro modificado, veículos sinistrados e afins. Por isso, geralmente o exame é feito em transporte privado, automóveis com gás veicular e durante o rebaixamento de carro.

Por causa dessas características, a inspeção veicular é utilizada como ferramenta técnica de avaliação para venda de carros usados. Por conta das particularidades do procedimento e de sua relevância, a Rede CSV preparou este artigo para você. Reunimos os principais detalhes sobre a realização do exame, para que todas as suas dúvidas sejam sanadas. Assim, você garantirá mais eficácia durante a realização da inspeção. Continue lendo para saber mais!

O que precisa saber sobre a inspeção veicular?

Finalidade do procedimento

A inspeção veicular é a avaliação das condições de conservação, funcionamento e manutenção de veículos. Esse exame é realizado com base nos regulamentos técnicos de cada automóvel. Apenas oficinas acreditadas pelo Inmetro e licenciadas pelo DENATRAN são autorizadas a realizar a metodologia. Ou seja, somente as modificações permitidas por esses órgãos podem ser feitas. A regularização dessas alterações é feita somente após a aprovação da inspeção.

Como citado anteriormente, os tipos de carros que mais demandam a inspeção são os veículos adaptados e automóveis de leilão. Entretanto, laudos particulares também podem ser feitos conforme encomenda.

Dependendo do tipo de carro e avaliação, um intervalo é recomendado para a realização do procedimento. Assim, a conformidade legal e segurança do automóvel são asseguradas, assim como o seu bom funcionamento. Após a realização do procedimento, o Certificado de Segurança Veicular é emitido.

Documentos necessários

Caso você tenha que fazer a primeira inspeção GNV, é importante contar com o documento do carro original. A nota fiscal do serviço de instalação, assim como atestado de qualidade do instalador, precisa ser entregue também. Além disso, o certificado do cilindro, carteira de habilitação do condutor e autorização do Detran devem ser levados.

Se a inspeção veicular GNV for periódica, a quantidade de documentos diminui. Geralmente, é necessário entregar apenas a carteira de habilitação, documento do carro e o Certificado de Segurança Veicular (CSV) anterior. Esse padrão de documentação é exigido para quase todos os serviços de inspeção. Ele se diferencia apenas no caso de exame de carros blindados, que exige a declaração do Exército e RETEX. Se for necessário realizar o desbloqueio de veículos recuperados de sinistros, também é importante levar:

– comprovante de residência em nome do arrematante;
– cópia simples do CRLV ou declaração de perda / extravio com firma reconhecida;
– notas fiscais das peças compradas para o conserto do carro;
– notas fiscais dos serviços executados no veículo;
– cópia autenticada do CRV – Compra e Venda (frente e verso);
– laudo de vistoria lacrada.

Itens verificados

Os principais elementos checados durante a inspeção veicular são os cintos de segurança, pneus, lataria, vidros, painel, entre outros. Os freios e o sistema de suspensão também são fatores rigorosamente testados e verificados. Essas peças são imprescindíveis para o funcionamento adequado do veículo e por esse motivo o estado de conservação é averiguado.

Caso o automóvel tenha GNV, peças como válvula de abastecimento, redutor de pressão e linha de baixa pressão são examinadas. Dessa forma, a segurança do condutor e demais ocupantes do veículo é garantida. No vídeo abaixo, é possível conferir a lista completa de elementos analisados durante a inspeção:

Lembre-se de que é fundamental contar com uma equipe especializada para que o procedimento seja feito adequadamente. Caso contrário, a certificação não terá validação nos órgãos responsáveis pela regulamentação da inspeção veicular.

Se você gostou desse artigo e deseja realizar a inspeção no seu automóvel, conte com a Rede CSV. Somos uma empresa com 15 de experiência em inspeção veicular e contamos com funcionários altamente qualificados. Nossos preços são acessíveis para que nossos clientes recebam a comodidade desejada. Além disso, somos acreditados pelo Inmetro e licenciados pelo Denatran, o que garante a excelência de nossos serviços. Entre já em contato e saiba mais!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags