Conheça nosso blog
Conheça nosso blog
27Maio
Como fazer customização de carros?

Customização de carros: você já pensou em fazer? Saiba como!

Por muito tempo, o carro dos sonhos seria aquele que pudesse ter motor e outras características alteradas. Isso, é claro, para agradar quem dirige. Porém, esses privilégios eram só pro cinema. Todavia, hoje em dia é muito comum encontrar customização de carros e de forma bem acessível. Com a alta demanda por funcionalidades que atendam as necessidades, motoristas estão investindo mais na prática. Este artigo tem o objetivo de apresentar os principais pontos sobre o procedimento, incluindo o que pode ou não ser feito. Atente-se, pois existe regulamentação e multa para quem não seguir as regras.

O que você precisa saber sobre customização de carros

Tunning

Popularmente, a customização de carros é chamada de tunning. Car tunning. Neste, é possível realizar modificações nos veículos. Além da estética, o objetivo é melhorar a potência e todo trabalho realizado. Muitas vezes, o processo facilita na hora de economizar combustível e oferece muito mais conforto. Quando não encontra todas as soluções para necessidades em carros em condições de fábrica, pode seguir por esse caminho.

Por falar em fábrica, é importante salientar que as condições básicas do veículo estão de acordo com normas do país. Logicamente, é produzido para agradar o público. Todavia, ainda é possível que alguns itens fiquem faltando para agradar totalmente as preferências. Por esse motivo, a customização de carros, ou car tunning, é essencial. Ela não é baseada apenas em modificar o que não agrada. Existem regras que precisam ser seguidas. Confira, a seguir.

O que pode ser feito (ou não)

  • Rebaixamento: o CONTRAN estabelece regras específicas para esse procedimento na customização de carros. Veículos de passageiros ou cargas precisa do sistema de suspensão fixo ou regulável. Altura mínima para circulação deve ser igual ou maior a 10 cm (vertical ao solo). Outros itens como pneus e rodas não podem, de forma alguma, tocar em partes do veículo durante teste de esterçamento. Confira na íntegra a Resolução nº 479/2014;
  • farol: uma prática comum era o farol de xenon. Entretanto, desde 2011 sua prática tornou-se ilegal. O sistema de iluminação do veículo precisa ser o de fábrica. Ainda existe uma brecha para faróis de led e super brancos, porém não por muito tempo. Consulte especialistas para sanar dúvidas;
  • pneus e rodas: a customização de carros, comumente, cria um foco grande nas rodas e pneus. A Resolução nº292/2008 proíbe expressamente que os artefatos ultrapassem os limites do pára-lamas. Confira na íntegra para não assumir consequências graves com os órgãos regulamentadores;
  • bancos, volante, sistema de som e até visual externo podem ser alterados. A regra básica é que nunca extrapole as proporções do veículo. Basta consultar as regras.

Qual é o momento da inspeção veicular?

De nada adianta apostar na customização de carros e não procurar por inspeção veicular. O momento de contar com os serviços da Rede CSV é agora. Somos especializados em inspeção gnv, homologação gnv e diversos itens que garantem a segurança do veículo. Nossos profissionais são capacitados e entendem perfeitamente dos tipos de freios, sistema de freio e rebaixamento de carro, por exemplo. Visite nosso site para conhecer nossa história e entre contato para averiguar como podemos lhe ajudar. Faça-nos uma visita.

 

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags