Conheça nosso blog
Conheça nosso blog
28Nov
documentos para homologação GNV

Confira a lista de documentos para homologação GNV

A instalação do gás natural veicular é um procedimento que demanda certos cuidados. Entre eles, está a listagem básica de documentos para homologação GNV. Essa etapa do processo envolve a confirmação da legitimidade do sistema conforme os critérios técnicos de segurança. Veja neste artigo da Rede CSV a documentação necessária para homologar o GNV de forma simples. Confira!

Passo a passo da instalação do GNV

passo a passo para instalação GNV

Antes da homologação, o proprietário do veículo deve realizar a instalação do kit GNV. Veja o passo a passo:

  1. autorização do DETRAN;
  2. instalação do gás;
  3. emissão do laudo CSV em uma empresa creditada pelo INMETRO;
  4. emissão do documento no DETRAN.

Principais documentos para homologação GNV

O carro movido a gás precisa ser legalizado por conta da inserção do combustível novo na base de dados do DETRAN. Para isso, o veículo deve passar por algumas vistorias, além de uma inspeção veicular para conseguir o Certificado de Segurança Veicular (CSV).

Confira a lista de documentos para homologação GNV, a seguir.

1- Autorização do DETRAN

Em primeiro lugar, a convertedora de gás natural deve instruir os proprietários a obter a autorização junto ao DETRAN. Com posse da autorização, o cliente deve registrá-la para que a homologação seja feita.

2- Notas fiscais

A empresa responsável pela instalação do GNV deve entregar duas notas fiscais ao proprietário do veículo: uma do produto e outra da mão de obra.

A nota fiscal do produto possui o número do cilindro e do redutor, além da descrição dos equipamentos em geral. Enquanto isso, a nota fiscal de mão de obra certifica que quem instalou o kit é uma mecânica devidamente homologada.

3- Atestado de qualidade do instalador

Também conhecido como Anexo B, este é um dos mais importantes documentos para homologação GNV, pois é exigido pelo INMETRO. A documentação possui toda a descrição técnica do serviço feito. Nela, constam dados da convertedora, do veículo e do equipamento. Além disso, o atestado de qualidade do instalador declara se aquele procedimento é uma instalação, manutenção ou substituição.

4- Certificado do cilindro

Cilindros irregulares podem causar graves acidentes e, por conta disso, devem receber atenção redobrada por parte das instaladoras. Portanto, a cada 5 anos o cilindro do gás natural veicular recebe uma requalificação para atestar a segurança do seu uso.

Todos os cilindros, sejam eles novos ou requalificados, possuem um documento de certificação. Nele, constam todos os dados do equipamento, como data de validade, peso, data de requalificação, selos de certificações, etc.

5- Laudo CSV

Neste documento constam todos os dados da instalação GNV e do veículo. O laudo é assinado por um engenheiro, que respalda os proprietários caso ocorra algum acidente que envolva o gás natural.

Em outras palavras, podemos dizer que os documentos para homologação GNV são um respaldo técnico de segurança para que o usuário fique despreocupado com sua utilização. O INMETRO certifica que o sistema foi instalado corretamente e garante as boas condições de uso.

Checklist rápido de documentos

Instalação do GNV (1ª vez)

  • Carteira de Habilitação do condutor;
  • documento do carro – CRLV;
  • notas fiscais da instalação do kit GNV;
  • certificado do cilindro;
  • atestado de qualidade do instalador;
  • autorização prévia do Detran.

Inspeção periódica anual

  • Carteira de Habilitação do condutor;
  • documento do carro – CRLV;
  • CSV anterior.

Agora que você já sabe todos os documentos para homologação GNV, venha fazer a inspeção veicular GNV com a Rede CSV! Somos creditados pelo INMETRO para constatar que o veículo encontra-se em condições seguras para circulação.

A execução do serviço dura, em média, de 1h a 1h30. Nossa sala de espera possui wi-fi, ar-condicionado, TV a cabo, cafezinho, água gelada e vista completa para área de inspeção. Aqui, você terá uma experiência completa de qualidade, desde atendimento até o serviço.

Possuímos unidades em Duque de Caxias, São Cristóvão, Senador Camará e Pavuna. Peça um orçamento ou agende sua visita agora mesmo!

Quer entender mais sobre inspeção veicular? Leia o nosso blog! Lá, já falamos sobre laudo para veículo a diesel, GNV 3ª ou 5ª geração, cuidados antes de comprar carro GNV e muito mais. Confira!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags