Fumaça preta

Fumaça Preta

Para que serve o serviço de Fumaça Preta

para que serve

Leis federais apontam como infração ambiental poluir o ar por emissão proveniente de fonte fixa ou móvel ou por lançamento de resíduos gasosos ou de material particulado. Os arts. 230 e 231 do código de trânsito brasileiro determinam que sejam retidos, para regularização, veículos que transitam produzindo fumaça, gases e partículas em níveis superiores aos fixados pelo CONAMA e que estejam em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído, prevista no art. 104. Resolução CONAMA nº 418, de 25.11.2009 Dispõe sobre critérios para a elaboração de planos de controle de poluição veicular.
A REDE CSV realiza os serviços referentes as normas/legislações federais e no Rio de Janeiro realiza serviços atendendo as legislações estaduais regulamentadas pelo INEA – Instituto Estadual do meio Ambiente, através da portaria CONEMA 58 de 13 de Dezembro de 2013 como exigência, a adoção de programa interno de auto fiscalização da correta manutenção da frota, quanto à emissão de fumaça preta, nas empresas transportadoras que possuem veículos movidos a diesel.

Fumaça Preta

Documentos Necessários
Itens verificados
Agendamento
  • Carteira de Habilitação do condutor
  • Documento do carro - CRLV ou CRV
  • Emissão de fumaça branca, azul e branco-azulada
  • Violação de lacres do sistema de alimentação (bomba injetora)
  • Vazamentos de fluidos (óleo, combustível, água de arrefecimento e outros)
  • Alterações, avarias ou estado avançado de deterioração no escapamento (corrosão excessiva, furos não originais, falta de componentes), que causem vazamentos ou entradas falsas de ar. Obs.: Nos sistemas de escapamento ou parte destes, não originais, poderão ser admitidos, desde que não prejudiquem os padrões originais
  • Combustível abaixo do nível máximo de reserva para a realização da medição de emissão
  • A existência de qualquer anormalidade que possa apresentar risco de acidentes ou danos aos instrumentos de medição ou ao veículo durante a inspeção
  • Falta da tampa do reservatório de combustível principal e secundário
Nome
Telefone
Serviço
Unidade
Mensagem

Realize o serviço de Fumaça Preta na Rede CSV!

A Rede CSV tem a experiência e infraestrutura necessárias para realizar o serviço de Fumaça Preta de maneira segura e eficiente.

Envie uma mensagem

Envie uma mensagem

Envie suas dúvidas sobre o serviço, ou solicite o agendamento do serviço de inspeção através do formulário abaixo:

Unidade Benfica
Unidade Benfica Rua São Luiz Gonzaga 1981, Benfica, Rio de Janeiro/RJ, 20910-067 Seg a sex: 7:00 ás 17h Sáb: 7:00 ás 12h
Unidade Duque de Caxias 1
Unidade Duque de Caxias 1 Av. Brg. Lima e Silva, 786 - Parque Duque, Duque de Caxias - RJ, 25071-182 Seg à sex: 7:30 às 17h Sáb: 7:30 às 12h
Unidade Duque de Caxias 2
Unidade Duque de Caxias 2 Rod. Washington Luíz, 1951 - Duque de Caxias Acesso pela Rua Ari Barroso, 112 Seg à sex: 8:00 às 17h Sáb: 8:00 às 12h
Unidade Senador Camará
Unidade Senador Camará Av. de Santa Cruz, 8015 - Senador Camará, Rio de Janeiro - RJ, 23010-003 Seg à sex: 8:00 às 17h Sáb: 8:00 às 12h
Unidade Pavuna
Unidade Pavuna R. Mercúrio, 1091 - Pavuna, Rio de Janeiro - RJ, 21532-470 Seg à sex: 8:00 às 17h Sáb: 8:00 às 12h
Unidade São Cristóvão
Unidade São Cristóvão R. Carneiro de Campos, 34 - São Cristóvão, Rio de Janeiro - RJ, 20920-410 Seg à sex: 7:30 às 17h Sáb: 7:30 às 12h
Unidade Barra Mansa
Unidade Barra Mansa Av. Homero Leite, 1450 - Saudade, Rio de Janeiro - RJ, 27313-191 Seg à sex: 8:00 às 17h Sáb: 8:00 às 12h
Phone Call

Central de Atendimentos:

(21) 3952-6092

Nome
Telefone
Serviço
Unidade
Mensagem

Serviços de Inspeção Veicular

Serviços de Inspeção Veicular

Homologação de GNV

A inspeção GNV verifica os itens de segurança do veículo e o funcionamento do kit GNV logo após sua instalação, e deve ser renovada anualmente.

Inspeção de veículo blindado

A inspeção de carro blindado verifica todos os itens de segurança do veículo, indicando se sua integridade foi mantida após a alteração de característica (blindagem).

Inspeção de veículos de leilão

Após a aquisição do veículo recuperado de sinistro ou de veículo de leilão, deve ser realizada a inspeção veicular para assegurar que o veículo está apto a voltar a circular.

Inspeção de veículos modificados

Inspeção veicular voltada para automóveis que passaram por modificação (inclusão ou retirada de pedal, acelerador manual, modificação em veículos de autoescola e transporte escolar, dentre outros).

LIT - Laudo de inspeção técnica

Inspeção de veículos de transporte turístico de empresas cadastradas no Laudo para emissão do LIT, atendendo a legislação vigente.

Laudo Particular

A inspeção veicular completa é realizada por técnicos que verificam as condições de mais de 50 itens do veículo. Os laudos elaborados são assinados por um Engenheiro Mecânico.

Verificação Expressa de Freios e Suspensão

Inspeção dos sistemas de freios e suspensão com laudo emitido em menos de 30 minutos por máquinas calibradas RBC, e assinado por Engenheiro Mecânico.

Inspeção de Retirada de GNV

Inspeção dos itens de segurança e das condições do veículo cujo o Kit GNV foi retirado. Fundamental para regularizar veículos que desinstalaram o GNV.

Inspeção de VUC (Veículo Urbano de Carga)

Esta modalidade de inspeção tem como objetivo verificar se o veículo se enquadra como VUC, e emitir toda documentação necessária para regularizá-lo.

Inspeção de Veículos Pesados

Após modificação ou sinistro, veículos pesados como ônibus, caminhões, tratores, dentre outros, precisam passar pela Inspeção para regularização.

Inspeção de Motos

Quando a motocicleta é modificada, ou recuperada de sinistro, ela deve passar pela Inspeção para que seja emitido o CSV (Certificado de Segurança Veicular) e CI (Certificado de Inspeção).

Emissão de CSV ANTT

Para emissão da ANTT, são verificados o sistema de iluminação, freio, suspensão, e itens proibidos e obrigatórios em veículos.

Laudo de Opacidade e Ruído

A emissão do laudo visa analisar as emissões do veículo, sendo um serviço de controle ambiental.