Conheça nosso blog
Conheça nosso blog
21Maio
Inspeção Técnica em carros de turismo

Veja 6 motivos para fazer a Inspeção Técnica em veículos turísticos!

Os cuidados com os carros de turismo são tão importantes quanto os para veículos particulares. Para que os turistas, motorista e outros permaneçam seguros existe a Inspeção Técnica. Esse serviço é essencial!

Você conhece a Inspeção Técnica ou sabe o que faz dela importante para os veículos de Turismo? A Rede CSV te ajuda a entender. Nós preparamos este artigo para lhe esclarecer essas questões. Quer entender mais sobre o assunto? Continue lendo!

Motivos para fazer a Inspeção Técnica

Inspeção Técnica

1- Verificar a conservação do veículo

Um dos objetivos da Inspeção Técnica é verificar o estado de conservação do veículo. Desse jeito, a partir dos itens avaliados, é possível constatar o mal uso ou não do veículo. Também é viável avaliar o estado das peças e do carro.

2- Garantir segurança

Manter a segurança dos ocupantes do veículo é uma das razões que geram a importância da conservação de carros turísticos. Desse modo, o serviço de inspeção observa os sistemas e itens que são capazes de oferecer risco à integridade física dos ocupantes. Portanto, visa atender a esse critério de segurança.

Uma vez que as peças e sistemas são verificados durante o processo de Inspeção, existe menor tendência de ocorrer acidentes em função da má conservação delas.

3- Averiguar correspondência

Um item importante da Inspeção Técnica é a averiguação da correspondência do veículo com o documento. Entre as informações verificadas estão:

  • modelo;
  • ano;
  • marca;
  • cor, entre outros.

Assim, é possível saber se o veículo levado à Inspeção realmente corresponde com as informações observadas.

4- Controlar a poluição atmosférica

Ao longo do tempo, quando as peças começam a se desgastar, por exemplo, o veículo passa a emitir mais poluentes. Dessa forma, colabora para a degradação ambiental e poluição atmosférica. Por isso, na Inspeção Técnica são verificados os níveis de emissão de Hidrocarboneto (HC), dióxido de carbono (CO2) e ao monóxido de carbono (CO).

5- Evitar a manutenção corretiva

Outro ponto de destaque para a realização da inspeção é a diminuição de custos. Ao ocorrer um problema entre os itens do carro, torna-se necessário realizar a manutenção corretiva. Afinal, uma empresa de transporte turístico não pode ter um veículo inutilizável.

Dessa forma, a inspeção técnica evita que o automóvel circule com problemas. Ou seja, previne contratempos capazes de acarretar um custo não previsto com a manutenção corretiva.

6- Obrigatoriedade do laudo

Segundo a Portaria 105 do Ministério do Turismo, de 20/06/2018, o LIT – Laudo de Inspeção Técnica é obrigatório para que veículos de Turismo possam rodar. Nesse serviço, são verificados itens como:

  • alinhamento e balanceamento;
  • sistema de iluminação;
  • sistema de freios;
  • sistema elétrico;
  • pneus e rodas;
  • suspensão;
  • buzina, entre outros.

O LIT tem validade de um ano. Desse jeito, a Inspeção dos veículos de Turismo precisa ser feita periodicamente. É necessário que o serviço seja realizado em oficinas licenciadas pelo Inmetro e DENATRAN. A falta do LIT dentro da validade pode gerar multas e sanções punitivas.

Conte com a Rede CSV!

Nós somos uma empresa especializada em inspeção veicular. Oferecemos comodidade, qualidade e preço justo aos nossos clientes. Fazemos a o serviço e a emissão do Laudo de Inspeção Técnica.

Precisando de uma empresa como a nossa? Agende sua Inspeção conosco!

Entre em contato pelo site ou ligue para (21) 3952-6094. Também estamos disponíveis para contato via Whatsapp.

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags