Conheça nosso blog
Conheça nosso blog
25Fev
inspeção veicular ambiental

Conheça a importância da inspeção veicular ambiental

Segundo um estudo feito pela Faculdade de Medicina da USP, a inspeção veicular ambiental (IVA) beneficia a qualidade do ar e saúde dos paulistanos. Considerando apenas veículos a diesel que fizeram a inspeção em 2012, foram evitadas 559 mortes por problemas respiratórios na região metropolitana. Tal fato gerou uma economia de mais de R$ 74 milhões no sistema de saúde.
Sabendo da importância do procedimento, a Rede CSV separou algumas informações essenciais sobre inspeção veicular ambiental. Confira!

Qual a importância da inspeção veicular ambiental?

Com o aumento do transporte individual e alternativo, o tráfego nos grandes centros urbanos tem crescido cada vez mais. E, consequentemente, poluição do ar e sonora provocada pelos veículos, devido aos congestionamentos constantes e a degradação ambiental. Tais fatos afetam diretamente os custos socioeconômicos e provoca sérios danos à saúde humana. Por isso, deve ser controlados com medidas eficazes de controle da poluição veicular. Uma delas é a inspeção veicular ambiental, sendo essencial para o controle de poluentes de veículos.

O objetivo é o de reduzir os níveis de emissão de poluentes, especialmente nos centros urbanos. Dessa forma, é possível promover o desenvolvimento tecnológico nacional em áreas como engenharia automobilística, métodos e equipamentos para ensaios e medições da emissão de poluentes.

O que é feito em uma inspeção veicular?

Em uma inspeção veicular, os técnicos devidamente capacitados precisam verificar o motor está regulado, existência de emissão visível de fumaça, vazamentos aparentes ou alteração no sistema de escapamento. Além disso, eles precisam medir níveis de ruído, de emissão de monóxido de carbono e hidrocarbonetos. Estes são os principais poluentes emitidos pelos carros.

Ocorre também a avaliação dos documentos, histórico do veículo, conferência de gravações de chassi, carroceria e outros. Os itens externos e visíveis também são considerados.

A inspeção veicular ambiental é obrigatória?

Segundo o jornal da USP, o Conselho Nacional de Trânsito (Cotran) determinou obrigatoriedade aos órgãos estaduais (Detran) em iniciar o Programa Obrigatório de Inspeção Técnica Veicular de todo o país até o dia 31 de dezembro de 2019. Entretanto, tal decisão foi suspensa por tempo indeterminado. Entretanto, a inspeção veicular deve ser realizada em qualquer carro modificado, veículos sinistrados e afins.

Apesar da obrigatoriedade ainda não ser algo estável no país, alguns órgãos trabalham para que tal procedimento seja algo regular. De acordo com o coordenador da Rede Internacional de Estudos sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade (RIMAS), Pedro Luis Cortês, a inspeção veicular ambiental é essencial para queda da emissão de gases promovida pelo Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).

O IBAMA já possui um programa chamado Programa de controle de emissões veiculares (Proconve). Este possui o objetivo de reduzir a contaminação e controlar a contaminação atmosférica e a emissão de ruído por fontes móveis (veículos automotores).

O Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA também criou os Programas de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores: PROCONVE (automóveis, caminhões, ônibus e máquinas rodoviárias e agrícolas) e PROMOT (motocicletas e similares) fixando prazos, limites máximos de emissão e estabelecendo exigências tecnológicas para veículos automotores, nacionais e importados.

Faça a sua inspeção veicular com a Rede CSV

A Rede CSV é uma empresa especializada em inspeção veicular de GNV no Rio de Janeiro. Nossos profissionais são extremamente capacitados para verificar os itens de segurança do seu veículo.

Somos acreditados pelo Inmetro e atuamos com vistoria de GNV, inspeção de blindados, emissão de laudos de inspeção técnica, e muito mais! Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços.

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags