Conheça nosso blog
Conheça nosso blog
03Maio
carro após instalação GNV

O que você deve saber sobre instalação GNV

Em 2017, o número de instalação GNV em São Paulo aumentou 61% comparado a 2016, tornando o Gás Natural Veicular, também conhecido como Kit Gás, cada vez mais comum na vida dos motoristas, principalmente em grandes cidades.

Este aumento crescente se dá, especialmente, devido ao preço de combustíveis, como gasolina e etanol, ser bastante elevado, ao contrário do GNV, o que proporciona uma grande economia para quem roda mais de 50 km por dia, em média. Entretanto, para a conversão e instalação do kit gás ser feita corretamente, existem alguns cuidados que o motorista deve observar, iniciando-se pela escolha da oficina instaladora. Por isso, a Inspecenter separou algumas dicas para você realizar a instalação do Kit GNV em seu veículo de forma tranquila, segura e correta. Confira!

Como realizar uma instalação GNV

Para adaptar um veículo para a instalação GNV, é preciso, primeiramente, escolher uma oficina instaladora credenciada pelo Inmetro (veja listagem no site do órgão: http://www.inmetro.gov.br/infotec/oficinas/). É necessário exigir do instalador a emissão nota fiscal do serviço e do kit GNV, com a descrição detalhada de todos os componentes instalados e numeração do cilindro e do redutor de pressão.

A documentação necessária para fazer a conversão GNV do carro pode mudar de um estado para o outro, segundo as normas do Detran. No caso da cidade do Rio de Janeiro, são necessários os seguintes documentos:

– original do Certificado de Registro de Veículo (CRV);
– original da nota fiscal de compra kit;
– original da nota fiscal do serviço de instalação GNV;
– autorização prévia emitida pelo Detran para inclusão do GNV (tel: 3460-4040, opção 7);
– CSV (Certificado de Segurança Veicular) emitido por Organismo de Inspeção licenciado pelo Dentran e acreditado pelo Inmetro (veja listagem no site do órgão: www.inmetro.gov.br/organismos/consulta.asp);
– pagamento do Duda de Alteração de Características (código 002-7) e agendamento da vistoria do veículo em qualquer posto do Detran para inclusão do GNV no documento.

Vantagens da instalação GNV

O GNV é mais barato que outros combustíveis, além de emitir menos poluentes e possuir maior rendimento. Além disso, alguns estados oferecem desconto no IPVA para os veículos movidos a Gás Natural Veicular. E, caso o proprietário quiser ou se encontrar em uma região sem postos com GNV, é possível optar por abastecer o carro com gasolina ou etanol.

Sendo assim, a instalação GNV é uma decisão benéfica para o meio ambiente e economicamente vantajosa, principalmente para quem costumam utilizar o carro com bastante frequência no cotidiano, rodando mais de 50 km por dia.

Segundo especialistas, o gás natural possui emissão de gases poluentes 15% menor que o etanol e 20% menor do que a gasolina. Isto ocorre devido à queima do GNV ser mais completa do que a da gasolina e do álcool, tendo em vista que sua combustão ocorre com excesso de ar, liberando mais água do que gás carbônico.

O GNV é também uma boa opção para sua segurança, uma vez que é considerado um combustível mais leve que o ar e, pela sua queima ser menor, vazamentos eventuais são dissipados rapidamente, diminuindo o risco de explosões e incêndios.

Como regularizar o documento de um carro com instalação GNV?

Após a instalação GNV, o proprietário tem o prazo de dez dias para realizar a inspeção veicular GNV, para a constatação de que o veículo encontra-se em condições adequadas para a circulação. Este processo deve ser realizado em um local acreditado pelo Inmetro e, sendo aprovado, será emitido o Certificado de Segurança Veicular (CSV) e o selo do INMETRO, que poderá ser guardado junto ao documento do veículo ou colado no pára-brisa, mas, uma vez retirado deste local, o selo é automaticamente destruído.

Essa mesma inspeção veicular deverá ser feita anualmente e, também, em caso de retirada do kit gás.

O passo seguinte é realizar a vistoria no veículo exigida pelo Detran. Com as etapas concluídas, será emitido um novo CRV (Certificado de Registro de Veículo), com a observação de modificação.

Para a inspeção GNV com qualidade e eficácia no serviço, procure a Inspecenter. Verificamos todos os itens de segurança do carro, assim como todos os detalhes da instalação do Kit GNV. A Inspecenter possui 15 anos de experiência no mercado, oferecendo rapidez na execução dos processos e na emissão do documento.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre o que a Inspecenter pode fazer por você e pelo seu veículo!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags