Conheça nosso blog
Conheça nosso blog
29Jun
limpador de para-brisa

Limpador de para-brisa: como cuidar e quando trocar?

O limpador de para-brisa é uma peça automotiva de extrema importância, principalmente em épocas de chuva. Ele mantém a visibilidade do condutor nas vias e estradas durante as tempestades, evitando acidentes e garantindo a segurança de todos a bordo. Neste artigo, a Rede CSV mostra como cuidar deste elemento e qual é a hora certa de trocá-lo. Confira!

Como cuidar do limpador de para-brisa?

troca do limpador de para-brisa

O limpador de para-brisa é um dispositivo mecânico que tem como principal função a eliminação do excesso de água no vidro dianteiro do veículo. Dessa forma, ele garante uma boa visibilidade do motorista e reduz o risco de acidente nas estradas. Por conta da sua importância, a palheta é um dos itens de segurança obrigatórios em veículos.

Como todo equipamento, o limpador de para-brisa também está sujeito ao desgaste natural de uso, o que exige manutenção. Veja, a seguir, algumas dicas de conservação de palhetas!

1- Limpe apenas com água e sabão

As palhetas exigem uma limpeza simples. Geralmente, água e sabão resolvem o problema. Sempre que você lavar o carro, utilize um pano úmido para higienizar as borrachas. É indicado repetir o procedimento, pelo menos, uma vez por semana.

2- Não use produtos inadequados

Durante a limpeza das palhetas, é fundamental não utilizar nenhum produto químico. Ou seja, silicone, spray, querosene e detergente estão proibidos! Essas substâncias podem ressecar o limpador de para-brisa e afetar sua capacidade de reter líquido.

3- Acione a água do esguicho

Uma prática positiva para aumentar a durabilidade das palhetas é esguichar a água do reservatório todos os dias. Essa ação hidrata a borracha, além de manter a peça limpa e conservada por mais tempo.

Quando é necessário trocar o limpador de para-brisa?

O limpador de para-brisa deve ser trocado, no mínimo, uma vez por ano. Em alguns casos, é necessário fazer uma manutenção antes do período mínimo. Alguns defeitos, como rachaduras, trepidações e embaçamentos, exigem a troca imediata.

Para verificar se há indicadores de desgaste na palheta, é preciso conferir os principais sintomas. Veja o que você pode fazer:

  • avaliar a palheta a cada 15 ou 30 dias;
  • verificar se a borracha está dura, rasgada ou deformada;
  • observar se há riscos no vidro dianteiro durante o uso;
  • identificar se existe riscos no para-brisa causados pelo arame;
  • evitar deixar o carro sob a incidência de sol e chuva por longos períodos;
  • usar somente palhetas compatíveis com o modelo do seu carro.

Faça a inspeção veicular do seu veículo!

O limpador de para-brisa é somente um dos 10 principais itens de segurança de veículos de caráter obrigatório. Todos os componentes devem ser submetidos à inspeção veicular para que seu veículo obtenha o Certificado de Segurança Veicular (CSV). E, assim, seu veículo será devidamente regularizado perante as autoridades de trânsito.

A Rede CSV oferece serviços de inspeção de veículos com kit GNV, modificados, blindados, de leilão, entre outras modalidades. Entre em contato conosco e agende sua inspeção agora mesmo)!

Acompanhe o nosso blog para mais notícias!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags