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04Fev
motor flex

Motor flex: quais são as características desse modelo?

Atualmente, a maior parte dos carros produzidos no Brasil possuem motor flex. Essa característica contribui para que o condutor tenha maior capacidade de escolha na hora de abastecer. Afinal, a principal distinção entre este modelo e o comum é o fato de ser movido tanto a álcool quanto a gasolina. Ou seja, a queima de qualquer um dos dois combustíveis produz a energia necessária para a partida.

Devido a esta questão, uma série de dúvidas podem surgir na mente do dono de um automóvel que possua este padrão. Preparamos este artigo com o intuito de responder a todas elas. Continue a leitura para descobrir os mitos e verdades que cercam este assunto!

Mitos e verdades que você precisa conhecer acerca do motor flex

1- Gasolina é recomendada para o primeiro abastecimento

Mito! Como dissemos anteriormente, o motor flex é o único que apresenta a peculiaridade de abastecimento a etanol e gasolina. Por esta razão, independentemente do carro ser zero ou não, qualquer um dos dois combustíveis pode ser utilizado. Portanto, é um mito acreditar que gasolina seja a mais recomendada.

2- Misturar os combustíveis não é uma boa ação

Mito! Carros flex possuem um sistema de reconhecimento de fluídos. Assim, por meio de sinais e características próprias de cada um, conseguem captar qual foi abastecido. Entretanto, após o veículo ser abastecido com um combustível diferente, ele deve rodar cerca de 5km antes do repouso, de forma a gerar uma correta leitura da mistura atual por parte do módulo, evitando problemas na hora de ligá-lo novamente.

Algo importante de ser sinalizado é que não existe necessidade de fazer a retirada da substância disposta no tanque antes de abastecer novamente.

3- Não existe essa história do motor viciar

Verdade! O motor flex, por conta de sua fácil adaptação, não apresenta nenhum risco de viciar em um tipo de combustível. Desta maneira, caso o condutor veja que é mais vantajoso custear único tipo de substância para alimentar o tanque durante um longo período, não há nenhuma restrição verificada. Vale lembrar que a leitura é realizada pelo sistema de forma automática.

Para que o carro tenha um bom desenvolvimento com o combustível no tanque recém abastecido é aconselhável que o carro rode em torno de 10 minutos. Assim, a verificação será concluída e finalizada.

4- Usar combustível adulterado reduz a vida útil do motor

motor flex sendo abastecido

Verdade! Tratando-se a respeito do modelo flex, muitas pessoas acreditam que fornecer somente etanol como combustível seja uma ameaça. Entretanto, precisamos admitir que este pensamento é errôneo. Embora este modelo seja caracterizado como mais corrosivo que a gasolina, o sistema já apresenta proteção anticorrosiva.

Por conta disso, combustível adulterado é a única substância capaz de representar risco à vida útil do motor.

5- Não funciona bem no tempo frio

Mito! Dizer que todo motor flex não apresenta boa desenvoltura quando o tempo está frio é uma falácia. Algumas vezes os erros podem surgir devido ao etanol ser utilizado como combustível no momento da partida. Entretanto, essa situação é justificável ao passo que ele possui menor volatilidade, o que atrapalha a mistura do ar com o líquido inflamável.

Contudo, hoje alguns modelos já apresentam uma solução para este “problema”. Existe a possibilidade de iniciar a rotatividade com a queima de gasolina e, depois do veículo já desenvolvido, trocar para etanol. Outros, bem mais modernos, fazem o pré-aquecimento do etanol antes da partida.

6- O consumo de combustível não é maior

Verdade! Não é porque um motor é flex e pode receber mais de um tipo de combustível que o gasto por quilômetro rodado será maior do que em um motor à gasolina.

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