Conheça nosso blog
Conheça nosso blog
03Nov
Saiba a importância da perícia cautelar veicular

Veja a importância da perícia cautelar veicular na compra de seminovos

Já ouviu falar no termo perícia cautelar veicular? Pois saiba que é um tipo de avaliação muito importante na compra e venda de carros usados ou semiusados. É um importante investimento antes da efetiva aquisição do veículo. Ajuda a evitar fraudes, acidentes e uma possível dor de cabeça desnecessária. Neste artigo, vamos falar sobre o que é perícia cautelar veicular, como funciona e qual sua importância. Continue lendo!

O que é perícia cautelar veicular?

A perícia cautelar veicular é uma avaliação com o objetivo de constatar a real condição do veículo. Muitos vendedores tentam ser “espertos”, retiram peças originais do carro e colocam no lugar outras falsas.

Durante a análise, é verificada a procedência das peças. São analisados número do motor e do chassi, restrições judiciais e histórico.

A finalidade da avaliação é garantir a veracidade da história contada pelo vendedor sobre o veículo usado ou semiusado. Da mesma forma, evitar prejuízos por parte de quem compra. Ao final da avaliação, é emitido um laudo cautelar veicular.

Perícia cautelar veicular: saiba sua importância na hora de comprar um carro

Como funciona?

Na perícia cautelar veicular são avaliados a originalidade do veículo e de sua estrutura. Por vezes, o vendedor adultera alguma parte do veículo. Pode não ser confiável e nem original. A empresa que fizer a verificação também analisará documentos e histórico do automóvel.

Duração

O tempo de duração da perícia cautelar veicular pode ser de 30 a 60 minutos. Mesmo sendo relativamente rápida, é preciso lembrar que existem outras etapas. Não é apenas a simples instalação do kit. Além disso, é preciso marcar com antecedência.

Preço

O valor cobrado pela empresa que fará a perícia pode variar de instituição a instituição. Não há um preço fixo.

Qual a importância de solicitar uma perícia cautelar veicular?

Não é possível confiar totalmente em todo mundo. Por isso, é importante manter distância e se precaver. A perícia cautelar veicular assegura que o carro esteja em boas condições, sem adulteração. A finalidade é evitar prejuízos para o comprador e garantir maior segurança dele sob o vendedor. Se o próprio vendedor não lhe apresentar um laudo técnico de perícia cautelar veicular, solicite-a antes da compra!

É preciso se precaver ao máximo no momento de escolher um carro usado. Por isso, é extremamente recomendado solicitar uma perícia cautelar veicular. Evite problemas!

Quem deve solicitar a perícia?

Uma dúvida a respeito da perícia cautelar veicular é sobre quem deve solicitar a perícia: o vendedor ou o comprador?

Acontece que tal avaliação formal não é necessária. Mas, segundo a lei, o vendedor é obrigado a informar o histórico (participação em leilão, sinistros, multas e outras taxas ainda não pagas). Por isso, o ideal é solicitar a perícia cautelar veicular ao vendedor. O papel de ir atrás do laudo pericial é dele. Caso não o faça, é recomendado chamar o Procon.

Conte com a Rede CSV!

Nós somos uma empresa especializada em Inspeção Veicular! Conte com nossos serviços e mantenha-se seguro e feliz! Peça já seu orçamento!

Se gostou deste artigo, leia outros relacionados no Blog da Rede CSV:

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags