Conheça nosso blog
Conheça nosso blog
04Jun
Detalhes sobre rebaixamento de carro

Tudo o que você precisa saber sobre rebaixamento de carro

O rebaixamento de carro, processo em que se altera a suspensão do veículo tornando-o mais baixo, se tornou um estilo comum entre motoristas. Entretanto, o Conselho Nacional de Trânsito criou regras para garantir a segurança dos condutores durante o procedimento. Neste artigo, a Rede CSV reúne as principais informações para quem quer aderir ao estilo sem ferir a legislação.

Fatos que você precisa saber sobre rebaixamento de carro

Como o processo é feito

As suspensões fixas são as mais comuns nos automóveis do mercado. Elas não permitem a regulagem na altura do veículo, então para realizar o rebaixamento de carro é necessário substituir as molas e os amortecedores do veículo por modelos esportivos.

Já as suspensões reguláveis são mais simples de serem alteradas. Nesse método, o carro permite a regulagem da altura. Essa prática pode ser executada com tubos de rosca ou um sistema de ar comprimido.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem alegada pelos admiradores do estilo é a estética diferenciada que o carro apresenta. Os motoristas também afirmam que o fato de estar mais próximo do chão torna o veículo mais estável e mais fácil de dirigir em alta velocidade do que o usual.

Entretanto, essa mesma singularidade pode provocar danos ao veículo. A alteração na suspensão do carro, se for feita de forma inadequada, se torna um risco pois a principal função dessa peça é absorver as irregularidades do solo e proporcionar mais segurança do condutor.

O que a lei permite?

O Contran é o órgão responsável por fiscalizar as normas relacionadas ao rebaixamento de carro e todas as alterações devem ser autorizadas por ele. A temática sofreu diversas mudanças legislativas nos últimos anos.

Atualmente, qualquer carro de até 3.500 kg pode ser customizado, mas a altura em relação ao solo não pode ser menor que 10 cm. Também não é permitido que pneus e rodas toquem o carro durante testes de esterçamento.

Cuidados necessários

Uma alteração na suspensão feita de forma inadequada pode gerar sérios riscos à segurança dos passageiros do veículo. Por isso, é importante contar com oficinas e profissionais qualificados para realizar as modificações necessárias e garantir o conforto na hora de customizar o seu carro. Outra medida importante para preservar o carro é dirigir cuidadosamente, evitando freadas e manobras bruscas demais. Esteja sempre com as manutenções periódicas em dia.

Como regularizar o seu carro

O primeiro passo para quem deseja realizar o procedimento é solicitar ao Detran a alteração no veículo. Após a autorização, um mecânico qualificado poderá fazer o rebaixamento, que passará por uma inspeção veicular em uma oficina credenciada pelo Inmetro.
A instituição que realizará a inspeção irá liberar o Certificado de Segurança Veicular (CSV) e o Certificado de Inspeção (CI). O CSV e o CI deverão ser encaminhados para o Detran, a fim de que a regularização seja finalizada.
Para isso, você pode contar com a Rede CSV. Temos 15 anos de experiência no mercado e oferecemos o serviço de Inspeção de Veículos Modificados por um preço justo.

Se você gostou do nosso conteúdo e precisa de uma inspeção veicular realizada por uma empresa credenciada pelo Inmetro e pelo Denatran, entre em contato conosco e agende a sua inspeção!

Links úteis:

Inspeção gnv

Inspeção veicular gnv

Vistoria gnv rj

Homologação gnv

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags