Conheça nosso blog
Conheça nosso blog
13Fev
sistemas de direção

Sistemas de direção: conheça 3 e os principais cuidados

Os sistemas de direção são tão importantes quanto o de frenagem no que tange à segurabilidade do veículo. Inclusive, com as constantes inovações tecnológicas se tornaram ainda mais sofisticadas. Com isso, os sistemas hidráulico, elétrico e eletro-hidráulico passaram a ser vistos como importantes facilitadores dos condutores, principalmente aqueles que passam muitas horas na estrada. Continue a leitura deste artigo para entender melhor sobre eles!

Quais são os principais sistemas de direção?

casal no carro felizes

Como falamos anteriormente, os principais sistemas de direção que abordaremos neste artigo são: hidráulico, elétrico e eletro-hidráulico. Cada um destes possui uma série de características específicas que os classifica. Entretanto, uma verdade precisa ser dita: apesar de todas as diferenciações, não há como diferenciá-los como mocinhos e vilões. Ou seja, tudo depende do objetivo que pretende-se alcançar, a partir da utilização de um destes. Os separamos abaixo para que você possa entendê-los a fundo. Veja.

Hidráulico

O surgimento da direção hidráulica foi um acontecimento para muitos motoristas que já estavam acostumados a se esforçarem para fazer manobras em seus veículos. Ela, que também pode ser chamada de “direção assistida”, veio para tornar possível o ato dirigir sem precisar de força.

Diferente da direção comum, antecessora desta, a hidráulica prevê a movimentação do veículo por meio da atuação de um sistema integrado. Detém uma bomba hidráulica, reservatório de óleo, tubulações de alta e baixa pressão e também o mecanismo de direção. Assim, com todas as peças atuando corretamente, o condutor consegue obter uma melhor experiência. Com isso, dentre os sistemas de direção, este ficou marcado como revolucionário.

Alguns cuidados que devem ser reservados à direção hidráulica são:

  • revisão periódica das peças;
  • constante verificação do nível de óleo.

Elétrico

Tal qual o sistema hidráulico, a direção elétrica garante que os motoristas tenham melhores condições de realizar manobras. Contudo, diferentemente do modelo anterior, não necessita de bomba hidráulica e óleo. Tal fator confere à direção elétrica o símbolo de “ecologicamente correta’’ dentre os principais tipos de sistemas de direção. Visto que, sem esses equipamentos, contribui para a manutenção do bom estado do meio ambiente.

Para os condutores que desejam obter um veículo com menor consumo de combustível, o sistema elétrico é altamente recomendado. A explicação para isso é bem simples: acredita-se que ele apresente uma economia de até 5%. Afinal, como funciona de forma independente do motor, não faz pressão sobre essa peça ao ponto de consumir a potência gerada por ela.

Os condutores de carros com direção elétrica precisam saber que esses não estão livres de apresentar erros comuns a todos os automóveis. De tal modo é fundamental atentar-se a:

  • precisão de manutenções;
  • volante mais sensível ao toque.

Eletro-hidráulico

Por fim, o sistema eletro-hidráulico é definido como um híbrido dos dois anteriores. Desta maneira, possui um circuito fechado onde é possível encontrar o motor elétrico no lugar da bomba de óleo.

Assim, tal qual os sistemas de direção anteriores não dispensa o recurso da manutenção do filtro. E, portanto, a substituição deste equipamento deve ser feita de acordo com o recomendado pelo fabricante. As orientações constam no manual do proprietário.

Conheça a Rede CSV!

Gostou do artigo que tratou sobre os sistemas de direção? A Rede CSV é uma empresa que atua realizando inspeções veiculares. Assim, você terá certeza que seu automóvel está pronto para passar pela vistoria do Detran sem apresentar problemas. Assegurada com o selo do INMETRO, nossa empresa conta com profissionais altamente especializados. Não deixe de entrar em contato conosco para saber quais são as condições que disponibilizamos!

Em nosso blog, veja outros artigos com temas semelhantes a este para enriquecer seu conhecimento. Lá estão:

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags