Conheça nosso blog
Conheça nosso blog
02Set
teste de opacidade para motores diesel

Como funciona o teste de opacidade para motores diesel?

Você tem algum veículo que funciona a diesel? Então, saiba que ele precisa ser submetido a uma vistoria anual. A inspeção veicular é um serviço que certifica que os veículos estão em ótimas condições mediante a execução de diferentes tipos de testes. Um deles é o teste de opacidade para motores diesel. Você não o conhece ainda? Leia este artigo da Rede CSV até o final e saiba tudo sobre o assunto!

Entendendo o teste de opacidade para motores diesel

saiba sobre teste de opacidade para motores diesel

O teste de opacidade para motores diesel é um procedimento que visa medir o nível de opacidade de determinado veículo. Entende-se como opacidade a capacidade que um certo material possui de não permitir a passagem de luz. O principal objetivo deste teste é controlar a emissão de poluentes no meio ambiente. Desse modo, é possível conter a poluição atmosférica e garantir uma boa qualidade do ar.

Uso do opacímetro

Este serviço é realizado com o auxílio de um instrumento chamado opacímetro, que mede o grau de fumaça e gases de escapamento emitidos pelos veículos. O aparelho avalia o índice K (quantidade de fumaça emitida por metro) e também a tonalidade.

A tonalidade da fumaça é avaliada conforme a porcentagem de enegrecimento. Para medir o grau corretamente, existe uma escala que separa os níveis de 1 a 5.

A legislação ambiental permite que o veículo emita até 40% de enegrecimento (padrão 2, tonalidade cinza-claro).

Conheça as 3 principais etapas do teste

O teste de opacidade para motores a diesel ocorre através de 3 etapas. A seguir, veja mais detalhes sobre elas.

1) Pré-inspeção

Na etapa inicial, o fiscal avalia os seguintes fatores:

  • vazamento de água, combustível ou outros fluidos;
  • mau funcionamento do motor;
  • danos no escapamento de gases;
  • emissão e coloração da fumaça;
  • aceleração do veículo;
  • etc.

2) Inspeção visual

Nesta segunda etapa, o fiscal avalia as irregularidades visuais do veículo em relação ao escapamento e à estrutura elétrica.

3) Medição de gases

Esta é a principal etapa do teste de opacidade para motores a diesel. É nesta fase que o fiscal utiliza o opacímetro, já mencionado anteriormente neste artigo. Além disso, existe outro processo dentro deste escopo, chamado inspeção de ruídos. Ele tem como função verificar a presença de sons anormais quando o veículo é acelerado e desacelerado.

Após a inspeção, se tudo estiver regularizado conforme o esperado, o proprietário do veículo recebe o laudo de opacidade e ruído.

A Rede CSV é especialista neste tipo de serviço!

Seu veículo precisa passar por um teste de opacidade para motores a diesel? Então, conte com a Rede CSV, a sua empresa de inspeção veicular! Temos mais de 15 anos de experiência no mercado. Somos acreditados pelo INMETRO e licenciados pelo DENATRAN para garantir um serviço de excelência em instalações amplas e seguras. Além disso, contamos com uma equipe de engenheiros mecânicos e técnicos registrados no CREA. Entre em contato conosco e agende sua inspeção!

Gostou deste artigo? No Blog Rede CSV você encontra outros conteúdos semelhantes a este. Confira:

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags