Conheça nosso blog
Conheça nosso blog
11Jan
tipos de freios

Tipos de freios automotivos: conheça suas características

Os tipos de freios são uma parte essencial de qualquer ficha técnica de carros. Suas diversas característica possuem uma grande influência na dirigibilidade do seu veículo. Além de refletir diretamente no tipo de segurança que ele necessita, no custo e valor de mercado.

Os freios têm a função de desacelerar ou parar o veículo em movimento. Portanto, caso haja algum dano em sua estrutura, o condutor e os passageiros correm risco de acidentes. Sendo assim, a Rede CSV preparou esse artigo para apresentar os diferentes tipos de freios e te informar melhor sobre eles. Confira!

Conheça os tipos de freios automotivos e suas características

 

Freio a tambor

Entre os tipos de freios, o freio a tambor é considerado o mais ultrapassado atualmente. Ele consiste em um tambor acoplado às rodas que é parado por calços, ou lonas, ativados hidraulicamente. Dessa forma, é causada uma pressão contra o tambor e, consequentemente, contra as rodas.

Tal modelo utiliza pressão do óleo e é utilizado em rodas traseiras de veículos leves. Esse tipo de freio possui funções como de parar o veículo, agir como freio de estacionamento e de emergência, caso o automóvel perca o freio dianteiro. Hoje em dia, alguns carros mais acessíveis são equipados com freios a tambor em um dos eixos, a fim de reduzir custos.

Freio a disco

O freio a disco é o mais utilizado, devido à sua eficiência e durabilidade. Podendo ser ventilado ou sólido, é encontrado nas rodas dianteiras e dissipa o calor gerado na frenagem. Possui melhor dissipação do calor, devido à exposição ao fluxo de ar externo. As pinças também distribuem melhor a pressão sobre o disco, além da facilidade de manutenção e não acumular sujeira.

Além disso, esse sistema utiliza as pastilhas de freio, sendo bastante parecido com os freios a tambor. As pastilhas comprimem um disco ligado à roda, fazendo-a parar na medida em que a fricção é realizada hidraulicamente pelas pastilhas. Entre suas vantagens está seu material resistente e eficiente que o antigo tambor.

Freio de estacionamento

O freio de estacionamento, também conhecido como freio mecânico ou de emergência, é aquele que ativamos no momento de estacionar. É considerado um sistema secundário de freios, sendo totalmente independente dos sistemas principais.

Trata-se de um sistema de cabos de aço ativados pela alavanca. Ao puxar a alavanca, os cabos travam completamente as rodas traseiras. Dessa forma, elas ficam presas até a alavanca ser desativada. Entre os tipos de freios, esse é diretamente associado com a ideia de estacionamento. Tendo em vista que os sistemas principais são mais seguros que os anteriores.

Sistema ABS (antitravamento)

 

ABS significa Anti-lock Braking System, inglês para Sistema de frenagem antitravamento. O equipamento é uma tecnologia computadorizada, que garante mais segurança e eficiência para o veículo.

Quando combinado com outros tipos de freios, o sistema ABS torna-se essencial em alta velocidade ou em estradas molhadas e escorregadias. O sistema detecta a forma como a frenagem é aplicada sobre as quatro rodas. Dessa forma, é possível identificar qualquer tipo de problema que cause deslizamentos ou ter algum tipo de problema no freio. O carro para mais rapidamente e com menor risco de acidente na frenagem é brusca.

Já que agora você conhece mais sobre os tipos, que tal procurar um especialista para realizar a inspeção do seu sistema de freio? Na Rede CSV o veículo é conduzido até um equipamento capaz de avaliar a suspensão e freios. Além disso, você encontra serviços de homologação e vistoria GNV.

Somos uma empresa acreditada pelo INMETRO e licenciada pelo DENATRAN e possuímos 15 anos de experiência. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags