Conheça nosso blog
Conheça nosso blog
27Maio
Guia para transferência de veículo

Guia completo de como fazer transferência de veículo

Se você pretende comprar ou vender um veículo, existem pendências burocráticas a serem resolvidas. A transferência de veículo é um serviço comum, porém, detalhado. Regras emitidas por órgãos regulamentadores acompanham de perto o processo. Em caso de desrespeito, multas são altamente possíveis. Ao longo deste artigo, conheça os principais tópicos relacionados ao tema e o que fazer caso seja a sua próxima tarefa. Atente-se e anote todas as dicas!

Transferência de veículo: aprenda a fazer!

Aprenda transferência de veículo

Definição

Transferência de veículo é mudar a propriedade do automóvel. Ou seja, toda vez que o bem foi passado para outro dono, tal procedimento se realiza. Para um carro circular, ele precisa de registro e emplacamento. O Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) agrega dados como acidentes, boletins de ocorrência e troca de proprietários. Já o CRLV (Registro e Licenciamento do Veículo) apresenta número Renavam, chassi, placa e proprietário. Entende-se, então, que a transferência de veículo é intransferível.

Documentos necessários

A fim de realizar a correta transferência de veículo, alguns documentos são de necessidade para preencher protocolo.

  • Carteira Nacional de Habilitação e documento de identificação (cópia e original);
  • Certificado de Registro do Veículo (CRV) preenchido pelo proprietário anterior. As firmas precisam ser reconhecidas em cartório do vendedor e comprador;
  • original e cópia de outros documentos como CRLV, comprovantes de pagamento do IPVA, formulário Renavam, número de chassi. Bem como licenciamento e multas quitadas e comprovante de nenhum débito vinculado ao Renavam.

Comunicado de venda

É um recurso disponibilizado para quem vendeu o carro. Ele possibilita um resguardo para o antigo proprietário de multas e débitos adquiridos pelo comprador. Isso porque existe a possibilidade dele não completar a transferência de veículo e deixar no nome do dono anterior. Consulte o Detran do seu estado para mais informações.

Carro com dívidas

Atente-se à seguinte constatação: dívidas provenientes de taxas ou multas. Sem essas pendências quitadas, não é possível realizar a transferência de veículo. Existe um setor do Detran especializado em coleta de dados referente a possíveis débitos. O processo só ganha continuidade após o pagamento.

Carro financiado

O veículo, quando financiado, apresenta em seu documento o CRV e um adendo sobre o veículo ser alienado. Esse registro é feito junto ao Detran. Caso a transferência de veículo ocorra sem o pagamento do financiamento, o novo dono ganha a observação sobre alienação em seu documento também.

Dupla transferência

Geralmente, chama-se dupla transferência quando o vendedor ainda não realizou a transferência de veículo para si. E mesmo assim a troca é realizada. Legalmente, esse procedimento não existe e a nomenclatura não é utilizada. Mas quando casos assim ocorrem é preciso pagar as duas transferências. Mesma regra de quitar débitos antes de passar para frente se repete.

Curiosidades gerais

  • O prazo para transferência de veículo ser concluída é de 30 dias;
  • se o veículo a ser transferido não estiver com com o padrão atual de placas, essa troca também deve ser efetuada;
  • o comunicado de venda é um dos procedimentos mais importantes que o vendedor do veículo deve tomar;
  • veículos com dívidas de impostos não são liberados pelo Detran para a transferência de veículo;
  • veículo comprado em nome de pessoa falecida, o herdeiro deve apresentar cópia autenticada de Formal de Partilha ou Alvará Judicial;
  • leasing é quando o nome fica o da empresa financiadora. É a única situação onde o carro não fica no nome do novo proprietário. Nesses casos, o dono ao acabar de pagar pode escolher ficar com o carro ou devolver ao banco;
  • consulte débitos do veículo por meio do número Renavam no site do Detran.

Inspeção veicular

Inspeção transferência de veículo

Para completar, não deixe de lembrar da inspeção veicular. Etapa importantíssima durante os cuidados com o bem, seja antes ou depois da transferência de veículo. Conte com a Rede CSV. Dentre nossas especialidades, também se encontram a inspeção gnv e homologação gnv. Em nosso blog, você confere artigos exclusivos sobre direção tremendo, Certificado de Segurança Veicular e inspeção veicular ambiental. Entre em contato e veja como podemos lhe ajudar agora mesmo.

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags