Conversão para Gás Natural Veicular: você sabe como é o processo?

O Gás Natural Veicular, ou GNV, vem ganhando adeptos nos últimos anos devido às suas inúmeras vantagens. Além de gerar menos custo ao proprietário, o gás vem de fontes naturais (como rochas) e diminui a dependência do petróleo. Acontece que, para usar o gás de forma segura, é preciso fazer alterações no carro. Para isso, existe a conversão para Gás Natural Veicular, feita em lojas especializadas e autorizadas. Saiba mais sobre o assunto ao longo deste artigo!

Como acontece a alteração?

GNV: confira 10 dúvidas sobre instalação, vistorias, preço e mais!

A conversão para Gás Natural Veicular não acontece de maneira fácil, apesar de ser simples. O processo envolve 3 principais etapas, para que ocorra da melhor maneira e não gere futuros problemas.

1 – Antes do procedimento

Antecedido à conversão, é necessário que ocorra uma avaliação do veículo pela empresa escolhida. Algumas peças podem não ter condições suficientes para suportar o novo método de abastecimento. Deverão ser trocadas. É uma etapa importante, que previne riscos ao motorista ou a qualquer um.

2 – A conversão

Na preparação o porta-malas ganha alguns furos, os quais serão usados para fixar o suporte dos cilindros. Os furos não terão apenas essa função: também servirão de passagem do gás dos cilindros para o motor, via tubulação. Essa passará por debaixo do chassi e será fixada com pequenos parafusos.

Depois dessa preparação, o kit gás é instalado. A conversão estará feita.

3 – Depois da conversão para Gás Natural Veicular

O processo de conversão não termina na etapa de instalação, mas sim na pós-instalação. É preciso, agora, verificar se a etapa anterior foi feita da forma correta, se está tudo certo. Este é o momento de realizar testes.

A verificação tem como objetivo certificar-se de que o processo foi bem sucedido. Geralmente, o teste é realizado na rua, simulando a realidade.

É importante lembrar, ainda, que existem empresas autorizadas pelo Inmetro a fazerem a conversão para Gás Natural Veicular. Não corra riscos!

Devo fazer a conversão?

Agora que vimos o que é o Gás Natural e como ocorre a conversão do veículo, a questão é: compensa? A resposta é sim! Já já você verá o porquê.

Vantagens

Quando se fala de conversão para Gás Natural Veicular(GNV), a disposição de vantagens é grande. Algumas delas são:

  • economia de combustível;
  • menor gasto;
  • redução ao impacto ambiental;
  • diminuição do IPVA;
  • maior duração do óleo;
  • aumento da durabilidade de peças;
  • entre outras.

Faça sua conversão para Gás Natural Veicular!

A Rede CSV é especializada em Inspeção Veicular de GNV. Portanto, se você deseja instalar o kit gás no seu carro ou se já o tem, conte conosco para obter o seu CSV (Certificado de Segurança Veicular). Circule com segurança! Procure nossos serviços e agende seu atendimento hoje mesmo!