Conheça nosso blog
Conheça nosso blog
05Jun
O que é veículo sinistrado?

Entenda o que é um veículo sinistrado

Veículo sinistrado é um termo utilizado frequentemente por seguradoras e que causa confusão entre os motoristas. Entretanto, ter conhecimento sobre o tema é fundamental para quem possui ou deseja adquirir um automóvel. Conheça o conceito e as questões que permeiam o assunto neste artigo da Rede CSV.

Detalhes e características de um veículo sinistrado

O que é?

Sinistro é o termo utilizado quando um carro é danificado ou roubado e o seguro é acionado. O valor que será pago ao dono pelo automóvel dependerá do tipo contrato com a seguradora.

Um sinistro pode ser leve e facilmente reparado, mas em alguns casos pode causar marcas negativas permanentes em um veículo e o seu valor de mercado cai significantemente após o ocorrido.

Como identificar?

Atualmente, o Detran exige a identificação do sinistro na documentação do carro. Alguns estados permitem a verificação por meio da internet, apenas com o número do chassi e placa do automóvel.

Detran Veiculo Sinistrado

Outra determinação é que os veículos passem por uma inspeção em uma oficina certificada pelo Inmetro para que possam circular novamente. Portanto, o registro CSV (Certificado de Segurança Veicular) pode ser um indicativo de sinistro.

Tipos de sinistro

Um sinistro pode ser parcial ou total. Essa nomenclatura será alterada de acordo com os danos do carro e ela irá definir os valores pagos aos segurados.
Quando o valor pago pelo conserto é abaixo de 75%, o sinistro é parcial. Usualmente, a seguradora arca com a reparação e o dono paga apenas a franquia. Já o sinistro é considerado total quando o valor do conserto é maior que 75% e o carro não pode ser recuperado.

Os danos também podem ser classificados em pequena monta, quando não é necessário passar por inspeção e os documentos não são bloqueados; média monta, quando a inspeção é necessária para realizar o desbloqueio da documentação e grande monta, quando o desbloqueio não é mais possível.

Vale a pena comprar?

Um veículo sinistrado tem uma queda de aproximadamente 40% no seu preço e é comercializado em leilões ou informalmente. Para fazer um bom negócio, é fundamental fazer uma análise da situação do veículo e ter conhecimento dos prováveis custos que você terá no futuro. Dessa forma, você saberá se está pagando pelo o que aquele automóvel realmente vale no mercado.

É necessário saber também que usualmente as chances de conseguir uma seguradora para carros que passaram por sinistro são menores e, quando a seguradora aceita o veículo, o preço é consideravelmente mais alto.

Em alguns casos, vendedores informais tentam ocultar o sinistro do consumidor para vender mais facilmente. Por isso, consulte sempre as informações e documentos do veículo para fazer uma escolha mais consciente. Se for preciso, procure um especialista para fazer uma avaliação mais objetiva do caso.

Como vender?

O automóvel sempre terá o registro de sinistro. Portanto, seja transparente com o consumidor sobre os reais danos que o veículo sofreu e o processo de reparação. Caso tente ocultar tal informação, o comprador pode descobrir e desfazer o negócio. Outra forma comum de lucrar é vender as peças que não foram danificadas.

Se o seu intuito é vender, o primeiro passo para garantir que o seu veículo volte a circular após um sinistro é realizar uma inspeção veicular com uma empresa certificada pelo Inmetro, para que seja certificado que ele está em plenas condições de funcionamento. A Rede CSV possui 15 anos de experiência em inspeção de veículo sinistrado. Se você deseja contar com um serviço de qualidade, entre em contato conosco e agende a sua inspeção!

 

Links úteis:

vistoria de gnv

inspeção veicular gnv

inspeção gnv

homologação gnv

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags